segunda-feira, 30 de junho de 2008

Práticas contemporâneas da performance – Devising

Curso de Formação

Práticas contemporâneas da performance – Devising

Coordenador CES: Paulo Peixoto

Coordenadores Técnicos: Ricardo Correia e Jorge Louraço Figueira

Data: 14 a 19 de Julho de 2008 (de segunda a sábado)

Organização: Núcleo de Estudos sobre Cidades e Culturas Urbanas – CES e Casa da Esquina

Objectivos

Este curso de formação avançada pretende fornecer novas pistas para derrubar a segmentação dos espaços urbanos, as tradicionais formas de fazer teatro e para promover usos alternativos e não convencionais do espaço público. O Devising, enquanto género performativo, funcionará como um curso teórico/ prático onde se procurará introduzir aos formandos a noção de teatro experimental, analisando-se obras marcantes de companhias contemporâneas e projectos emblemáticos dirigidos ao espaço público. O curso explorará vários pontos de partida para gerar material performativo e, a partir da metodologia usada no espectáculo “Exercícios de Botânica”, procurará criar exercícios de trabalho.

Destinatários: Maiores de 18 anos com interesse pela animação do espaço público, pela performance teatral e projectos de intervenção comunitária.

Data: 14 a 19 de Julho (de segunda a sábado)

Horário: Todas as tardes, das 15h00 às 19h00

Local: Centro de Estudos Sociais, Jardim Botânico, TEUC.

Contactos: ces@ces.uc.pt; joanabranco@ces.uc.pt

Telefone (CES): 239 855 570/72/74; Fax (CES): 239 855 589

Prazo de inscrição: 10 de Julho

Preço: Docentes, Estudantes e Desempregados/as: 25 Euros; Outros: 50 Euros

No final do curso será entregue um certificado de frequência

Conteúdo programático:

1- Performance – Da história ao presente;

2- Companhias contemporâneas: Third angel, Forced entertainement Dv8 e Gobsquad;

3- Modelos de espectáculo: Performance autobiográfica, narrativas da comunidade, adaptação de histórias ficcionais, Projectos Site-specific;

4- Devising – Como e por onde começar;

5- Devising – Teoria e prática – como encenar em processo colaborativo;

6- Metodologias – ex: Projecto Exercícios de Botânica: improvisação, guião, e trabalho in site;

7- Cena de trabalho -Criação de cenas de trabalho a partir do imaginário do espectáculo “Exercícios de botânica”.

Formadores:
Ricardo Correia e Jorge Louraço

RICARDO CORREIA (Barcelos, Portugal, 1977) é actor, encenador e formador nas áreas das expressões. Formado em Educação pela Universidade do Minho, trabalhou no teatro Nacional São João, Escola da Noite, T- Zero, Teatro Oficina, etc. Participou no III estágio da cena Lusófona em Coimbra, Directing Course no R.A.D.A em Londres (Royal Academy of Dramatic Art) e com Jos Housben no Theater Instituut Nederland/Amesterdam, entre outras formações.

Actualmente dirige em Coimbra um projecto apoiado pelo Ministério da Cultura para 2008 – Exercícios de Botânica para a Casa da Esquina – Associação cultural. Em 2007 foi coordenador da formação do teatro Oficina (Guimarães).

É director do áudio walk - "Chambres, Rooms, Zimmers" em Coimbra 2008,"Projecto Müller" para o T.EU.C, vencedor do prémio melhor espectáculo no festival da Beira interior 2007; "O meu Umbigo" - Dança com utentes de APPACDM, 2005 "B.I.P" e "Uma forma de me despedir" para a LÁBIO; "Spectrum- Alucinações do 13" , "Evento Al Berto", e "Lysistrata" para o T.U.M; "A sul de alguma memória", para o T- ZERO e "Cataclismo" para o Teatro Oficina.

JORGE LOURAÇO FIGUEIRA (Nazaré, Portugal, 1973), membro do Teatrão, é dramaturgo, crítico de teatro do jornal Público e docente da ESAP, da ESMAE, do Balleteatro e da ACE. Formado em relações internacionais e em antropologia social, participou na Oficina de Escrita Teatral 1999-2000 do Dramat (Teatro Nacional de São João), dirigida por Antonio Mercado, e na residência internacional 2003 do Royal Court Theatre, em Londres. Trabalhou com Alexander Kelly na realização da versão portuguesa de «Where have they hidden all the answers?», uma produção Third Angel / Ao Cabo Teatro para a SITE 2003, em Coimbra.

.

Nenhum comentário: